MENU Buscar NSK - Motion & Control

Rolamentos são usados em todas as máquinas, tanto na indústria como em nosso dia-dia.
Apesar das condições exigentes, eles demonstram capacidades que anteriormente eram impensáveis e ainda são incríveis para nós hoje.

 

Diâmetro externo de 2 milímetros

O tamanho dos rolamentos começam com um diâmetro externo de uma miniatura de 2 milímetros e com furo de 0,6 milímetros e largura de 0,8 milímetros. Esses pequenos rolamentos são usados para aplicações como pequenos motores elétricos.
No outro extremo da escala, existem rolamentos com diâmetro externo de 6 metros  e peso de 15 toneladas. Esses componentes são usados para enormes máquinas de perfuração de túneis similares às usadas para construir o Canal da Mancha.

 

400.000 rotações por minuto

Rolamentos podem alcançar altíssimas rotações, as quais são comuns em máquinas de dentistas. Essas máquinas usam um pequeno e preciso rolamento de esferas que consegue alcançar rotações acima de 400.000 rpm.
Essas velocidades junto com uma alta precisão praticamente eliminam vibrações no equipamento. Além de ser fascinante do ponto de vista técnico, isso deve ser um alívio para os pacientes, que podem ter certeza de que receberão tratamento seguro.

 

 

 

Rolamentos que permitem velocidades de voo de 580km/h

Esses rolamentos especiais são usados no eixo principal de motores de aviões de passageiros. As outras peças do conjunto giram em rotações de 160m/s, equivalente a 580 km/h.Isso significa que os rolamentos também ajudam a manter a segurança no céu.

 

 

 

Vibrações menores que 100 nanômetros

A precisão de uma máquina depende da precisão de seus rolamentos. Cada extremidade de um eixo de rotação é suportada por um rolamento. A máquina funciona então precisamente, mesmo que haja um longo run-out do centro do eixo ou está funcionando em alta velocidade. Por exemplo, rolamentos de alta precisão com vibrações mínimas de menos de 100 nanômetros * são usados para HD’s de computador.

(*1 nanômetro é igual a 1 milionésimo de metro).

 

 

Rotacionando no espaço por 15 anos

Rolamentos desempenham um papel crítico no voo espacial também. Informações como meteorologia e dados de GPS são transmitidos por rádio para a Terra via satélites. O design dos satélites apresenta uma roda de reação, que os mantém em posição e os aponta na direção certa. Os rolamentos de alta precisão estão em uso nessas rodas de reação há mais de 15 anos

De - 253ºC até + 500ºC

Os rolamentos também funcionam de forma confiável a temperaturas bem abaixo de zero. Por exemplo em bombas de combustível de foguetes espaciais, onde eles têm de girar em oxigênio líquido a temperaturas de - 253 °C. Os rolamentos de alta precisão também recebem calor extremo, operando em tomógrafos a temperaturas de +300 a 500 °C e em tubos de vácuo com raios-X. Ao fazer isso, eles ajudam profissionais de saúde a fornecer modernos e abrangentes check-ups.