NSK no 25º Baja SAE Brasil-Petrobras
Competição de estudantes de engenharia reuniu 79 equipes com 1.216 participantes e contou com avanços desde a concepção do carro até a preocupação com questão ambiental
São Paulo, 28 de fevereiro de 2019 – A NSK patrocinou mais uma vez a 25ª Competição Baja SAE BRASIL-Petrobras, realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, interior paulista, ao lado da Fatec, onde reuniu 79 equipes, com 1.216 participantes. A multinacional japonesa fornece rolamentos para a construção dos carros e, dessa vez, na avaliação do comitê técnico da competição, as equipes mostraram avanços desde o planejamento e gestão de atividades até a preocupação com a questão ambiental, com o uso de pintura ecológica na carenagem, resinas à base de água e materiais mais leves para redução de consumo de combustível.
Outro diferencial foi a maior dedicação ao desenvolvimento do projeto, principalmente em relação à segurança e redução de massa, com a utilização de bateria de lítio em 70% nos carros, mais leves do que as de tradicionais de chumbo até então aplicadas em 60% dos projetos.
O Baja SAE é um programa estudantil de capacitação organizado pela SAE Brasil. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Vencedores
A equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo foi a primeira colocada na competição. A vice-campeã foi a equipe Poli Avia Aurora, da Escola Politécnica da USP, também de São Paulo. O terceiro lugar no pódio ficou com a equipe Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, que foi a quinta colocada no ano passado. A quarta e a quinta colocação este ano foram conquistadas, respectivamente, pelas equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco.
Com o resultado, as equipes EESC USP Baja, Poli Avia Aurora e Cactus Baja poderão representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Rochester (6 a 9 de junho, Rochester Institute of Technology, NY, EUA), promovida pela SAE International.
Os critérios de avaliação são baseados em 13 itens como: Melhor equipe novata, Equipe 5S, Relatório de projeto, Apresentação de projeto, Avaliação projeto dinâmico, Manobrabilidade, Velocidade máxima, Aceleração, Tração, Lama, Suspensão, Enduro e Geral. Também foram avaliadas as melhores equipes por região.
Para comemorar os 25 anos da competição as equipes participaram de uma prova especial valendo 25 pontos na soma geral, em que foram avaliados resistência, velocidade e habilidade do piloto, num circuito de aproximadamente 800 metros, cheio de obstáculos.
Sobre a NSK
A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década 70, a fábrica NSK do Brasil produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, IATF 16949:2016 e ISO 14001.
Em julho de 2018 completou 46 nos da fabricação do primeiro rolamento produzido na sua fábrica em Suzano-SP, a primeira a ser construída fora do Japão.
Globalmente, a empresa tem mais de 100 anos de existência, 64 fábricas em 12 países, 14 Centros Tecnológicos em 9 países, 120 escritórios de vendas em 30 países, 31,8 mil funcionários em todo mundo e um faturamento global de US$ 9,05 bilhões (dados de 2017). Para mais informações, visite o site da empresa em www.nsk.com.br.
Para mais informações para imprensa, favor entrar em contato com:
Cristiane Pinheiro – cristiane.pinheiro@casecomunicacao.com.br
Case Comunicação Integrada - Tels.: (11) 9 9992-9436 / 2476-7237